Novos desafios para a gestão da comunicação
Acho que todos que por aqui passam sabem que a mídia anda perdida. As assessorias de imprensa e companhias especializadas em relações públicas também parecem preocupadas com essa revolução do mercado de comunicação. Afinal, qualquer um pode montar um site de notícias, um blog, um podcast, divulgar informações - sejam verídicas ou não.
Administrar a marca e as informações de uma companhia está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua. O que fazer, por exemplo, com uma comunidade no Orkut com milhares de participantes que critica com veemência uma empresa que faz parte do portfólio da agência? A ação certa em relação a esse tipo de problema não foi, por enquanto, resolvido por ninguém com sucesso. O pessoal de comunicação está quebrando a cabeça para entender melhor essas novas ferramentas e encontrar saídas honrosas e criativas para trabalhar a web e seus efeitos.
O que não aconteceu com a Edelman. De acordo com uma notícia publicada pela CNNMoney, a empresa de relações públicas admitiu ser a responsável pelo conteúdo de dois blogs de prováveis clientes da rede Wal Mart. Os blog “Working Families for Wal Mart” e “Paid Critics” eram escritos por funcionários da agência.
A notícia pode não ser tão dramática quanto pregam alguns jornalistas de plantão. Creio que isso deva acontecer mais do que imaginamos. O que chama a atenção é que a Edelman está pagando por ser a primeira. Seu CEO, Richard Edelman, foi um dos primeiros executivos de agências de relações públicas a apostar no blog como ferramenta de comunicação com o mercado. Acertou em uma ponta, errou na outra.
Administrar a marca e as informações de uma companhia está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua. O que fazer, por exemplo, com uma comunidade no Orkut com milhares de participantes que critica com veemência uma empresa que faz parte do portfólio da agência? A ação certa em relação a esse tipo de problema não foi, por enquanto, resolvido por ninguém com sucesso. O pessoal de comunicação está quebrando a cabeça para entender melhor essas novas ferramentas e encontrar saídas honrosas e criativas para trabalhar a web e seus efeitos.
O que não aconteceu com a Edelman. De acordo com uma notícia publicada pela CNNMoney, a empresa de relações públicas admitiu ser a responsável pelo conteúdo de dois blogs de prováveis clientes da rede Wal Mart. Os blog “Working Families for Wal Mart” e “Paid Critics” eram escritos por funcionários da agência.
A notícia pode não ser tão dramática quanto pregam alguns jornalistas de plantão. Creio que isso deva acontecer mais do que imaginamos. O que chama a atenção é que a Edelman está pagando por ser a primeira. Seu CEO, Richard Edelman, foi um dos primeiros executivos de agências de relações públicas a apostar no blog como ferramenta de comunicação com o mercado. Acertou em uma ponta, errou na outra.
Marcadores: análise
1 Comments:
Estava aqui embatucado, tentando lembrar onde eu tinha lido essa história. Pois encontrei: foi numa matéria sobre blogs que saiu na Exame ano passado. A matéria citava exemplos de empresas que tomaram a atitude errada em relação ao mundo online. Uma delas era a Mazda, que criou um blog fake para promover a marca. Pegou mal pra cacete quando o lance foi desmascarado.
O mais legal é que na matéria da Exame tem link pra um estudo da Edelman sobre a blogosfera.
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