Xexéo perolou
O famoso colunista de O Globo não perdoou. Deu uma perolada nos assessores das celebridades. O texto, como sempre, é brilhante.
Para ser uma celebridade hoje basta ter um personal assessor
A notícia me pegou de surpresa. Chegou sem aviso prévio no meu correio eletrônico. “Bianca Rinaldi, protagonista da novela ‘A escrava Isaura’, entrou em 2005 com muita disposição.” Não é sensacional? A atriz não ganhou prêmio, não estreou uma peça de teatro, não assinou contrato para estrelar um filme. Ela é notícia porque entrou em 2005 com muita disposição. E a incrível informação continua: “Sem tempo para freqüentar academia por conta das gravações, a atriz contratou o personal trainer Fernando Marques para cuidar de seu condicionamento físico.”
Tô pasmo! A atriz é notícia porque não tem tempo para freqüentar academia! Parem o mundo que eu quero descer. Mas quem será que a nota quer divulgar? A atriz ou o personal trainer ? Sim, porque estas notas que chegam no correio eletrônico, sem aviso prévio, sempre têm uma intenção prioritária: divulgar algo ou alguém. Hoje em dia, celebridade não é quem protagoniza novela, ganha um prêmio de teatro, arrasa num papel no cinema. Para ser celebridade, a primeira condição é contratar um assessor de imprensa. E é o assessor de imprensa quem passa para os jornalistas notas relevantes como a disposição com que a atriz Bianca Rinaldi entrou em 2005. Há mais detalhes sobre as atividades de Bianca: “A sala de musculação do prédio onde mora foi o local escolhido para a prática dos exercícios. Apesar de privilegiada por natureza, Bianca acredita que deve ficar em plena forma, recarregar as energias e adquirir maior resistência mental e corporal para cumprir inúmeros compromissos profissionais.”
Pois é. Atriz de hoje não precisa de curso de arte dramática ou laboratório para desenvolver o talento. Talento? O importante é um personal trainer para adquirir resistência mental e corporal.
Torçamos para que Bianca mantenha-se privilegiada pela natureza e vamos em frente. Outra nota:
“Nasceu ontem, dia 11 de janeiro, no Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, às 19h37m, Arthur Félix Pereira de Almeida, filho de Agatha Félix e do estilista Ricardo Almeida. O parto foi conduzido pelo ginecologista e obstetra Renato Kalil. O bebê nasceu de parto normal, pesando 3,6630 quilos e medindo 48 centímetros. Mãe e filho passam bem e terão alta na sexta-feira, dia 14 de janeiro.”
Deu para entender o que eu queria dizer? Esta notícia foi apurada com desvelo. Perceba a precisão nos dados sobre o peso e a altura do bebê e, principalmente, no horário em que se deu o nascimento: 19h37m cravados. Não foi às 19h38m, nem às 19h36m. Mas a dúvida permanece, quem está sendo divulgado? A maternidade? O bebê? A mãe? O estilista? O obstetra? Fica a pergunta que não quer calar. Já sabemos que mãe e filho passam bem. Mas e o ginecologista? Como passa o ginecologista? Pensando bem, a nota não foi tão bem apurada assim. Passemos para outra:
“Zé Henrique e Gabriel começaram o ano de 2005 a todo vapor.” Hummm... Há algo estranho aqui. Bianca Rinaldi, Zé Henrique e Gabriel não têm o mesmo assessor de imprensa, mas há uma semelhança nas notas. Bianca, como vocês se lembram, entrou em 2005 “com muita disposição”. Zé Henrique e Gabriel, estamos sabendo agora, começaram o ano de 2005 “a todo vapor”. Já dá para perceber um estilo próprio nas notas dos assessores de imprensa. Mas vamos ao que interessa. O que aconteceu com Zé Henrique e Gabriel? “No último sábado, a dupla lotou a casa Porteira Paulista, em Sumaré.” Uau! Só fiquei com uma dúvida: afinal, quem são Zé Henrique e Gabriel?
Às vezes, a celebridade nem precisa contratar um assessor de imprensa particular, ou um personal assessor de imprensa, para usar a linguagem dessa gente. É o caso de Wanessa Camargo, que conseguiu divulgação gratuita através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Vejam só:
“Com intuito de incentivar o prazer pela leitura, a Secretaria de Estado da Cultura, dentro do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, lança uma campanha publicitária em parceria com a agência DM9 e apoio da empresa General Optical. A jovem cantora popular Wanessa Camargo emprestou, sem qualquer custo, sua imagem para a iniciativa.”
Vem cá, imagem de Wanessa Camargo para incentivo à leitura? Tem alguma coisa errada aí. Acho que não vai dar certo. Mas isso pouco importa. O importante é divulgar. Wanessa tá divulgada.
Artur Xexéo
Para ser uma celebridade hoje basta ter um personal assessor
A notícia me pegou de surpresa. Chegou sem aviso prévio no meu correio eletrônico. “Bianca Rinaldi, protagonista da novela ‘A escrava Isaura’, entrou em 2005 com muita disposição.” Não é sensacional? A atriz não ganhou prêmio, não estreou uma peça de teatro, não assinou contrato para estrelar um filme. Ela é notícia porque entrou em 2005 com muita disposição. E a incrível informação continua: “Sem tempo para freqüentar academia por conta das gravações, a atriz contratou o personal trainer Fernando Marques para cuidar de seu condicionamento físico.”
Tô pasmo! A atriz é notícia porque não tem tempo para freqüentar academia! Parem o mundo que eu quero descer. Mas quem será que a nota quer divulgar? A atriz ou o personal trainer ? Sim, porque estas notas que chegam no correio eletrônico, sem aviso prévio, sempre têm uma intenção prioritária: divulgar algo ou alguém. Hoje em dia, celebridade não é quem protagoniza novela, ganha um prêmio de teatro, arrasa num papel no cinema. Para ser celebridade, a primeira condição é contratar um assessor de imprensa. E é o assessor de imprensa quem passa para os jornalistas notas relevantes como a disposição com que a atriz Bianca Rinaldi entrou em 2005. Há mais detalhes sobre as atividades de Bianca: “A sala de musculação do prédio onde mora foi o local escolhido para a prática dos exercícios. Apesar de privilegiada por natureza, Bianca acredita que deve ficar em plena forma, recarregar as energias e adquirir maior resistência mental e corporal para cumprir inúmeros compromissos profissionais.”
Pois é. Atriz de hoje não precisa de curso de arte dramática ou laboratório para desenvolver o talento. Talento? O importante é um personal trainer para adquirir resistência mental e corporal.
Torçamos para que Bianca mantenha-se privilegiada pela natureza e vamos em frente. Outra nota:
“Nasceu ontem, dia 11 de janeiro, no Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, às 19h37m, Arthur Félix Pereira de Almeida, filho de Agatha Félix e do estilista Ricardo Almeida. O parto foi conduzido pelo ginecologista e obstetra Renato Kalil. O bebê nasceu de parto normal, pesando 3,6630 quilos e medindo 48 centímetros. Mãe e filho passam bem e terão alta na sexta-feira, dia 14 de janeiro.”
Deu para entender o que eu queria dizer? Esta notícia foi apurada com desvelo. Perceba a precisão nos dados sobre o peso e a altura do bebê e, principalmente, no horário em que se deu o nascimento: 19h37m cravados. Não foi às 19h38m, nem às 19h36m. Mas a dúvida permanece, quem está sendo divulgado? A maternidade? O bebê? A mãe? O estilista? O obstetra? Fica a pergunta que não quer calar. Já sabemos que mãe e filho passam bem. Mas e o ginecologista? Como passa o ginecologista? Pensando bem, a nota não foi tão bem apurada assim. Passemos para outra:
“Zé Henrique e Gabriel começaram o ano de 2005 a todo vapor.” Hummm... Há algo estranho aqui. Bianca Rinaldi, Zé Henrique e Gabriel não têm o mesmo assessor de imprensa, mas há uma semelhança nas notas. Bianca, como vocês se lembram, entrou em 2005 “com muita disposição”. Zé Henrique e Gabriel, estamos sabendo agora, começaram o ano de 2005 “a todo vapor”. Já dá para perceber um estilo próprio nas notas dos assessores de imprensa. Mas vamos ao que interessa. O que aconteceu com Zé Henrique e Gabriel? “No último sábado, a dupla lotou a casa Porteira Paulista, em Sumaré.” Uau! Só fiquei com uma dúvida: afinal, quem são Zé Henrique e Gabriel?
Às vezes, a celebridade nem precisa contratar um assessor de imprensa particular, ou um personal assessor de imprensa, para usar a linguagem dessa gente. É o caso de Wanessa Camargo, que conseguiu divulgação gratuita através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Vejam só:
“Com intuito de incentivar o prazer pela leitura, a Secretaria de Estado da Cultura, dentro do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, lança uma campanha publicitária em parceria com a agência DM9 e apoio da empresa General Optical. A jovem cantora popular Wanessa Camargo emprestou, sem qualquer custo, sua imagem para a iniciativa.”
Vem cá, imagem de Wanessa Camargo para incentivo à leitura? Tem alguma coisa errada aí. Acho que não vai dar certo. Mas isso pouco importa. O importante é divulgar. Wanessa tá divulgada.
Artur Xexéo
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home