Adeus centimetragem por coluna
O dia que eu for diretor de comunicação - ou responsável pela contratação de uma agência em uma companhia - as assessorias estão perdidas. Sempre achei o cálculo de centimetragem por coluna uma besteira. Comparar espaço de matéria com espaço de anúncio nunca fez o menor sentido, apesar de ser o único - ou o mais usado - modelo de mensuração de resultados. Alguém já pensou em algo diferente? Descobri que a CDN está oferecendo uma nova fórmula para medir o impacto econômico das notícias sobre a imagem das empresas. Não conheço o sistema, não testei, mas quem quiser saber como funciona, clique aqui. Se não me engano, a RMA também tem alguma coisa semelhante. Mais sugestões? Então colabore e comente!
4 Comments:
Este cálculo é mesmo simplista e irreal, mas nem todos trabalham mais assim.
A LVBA e a H&K são também duas assessorias com outros meios de medir resultado.
Confesso que até hoje não me deparei com o meio ideal, mas centimetragem deveria ser banido!
Olá João, tudo bem?
Agradeço a visita e comentário. Fiquei surpreso em saber que duas outras assessorias trabalham com modelo diferenciado. Espero que as demais sigam o caminho e alguém, um dia, tenha a brilhante idéia de eliminar de vez a centimetragem!
Grande abraço
Edu
Já vi cada coisa, principalmente release de assessor de candidato a prefeito. Nas últimas eleições municipais, recebi um release antecedido pela seguinte frase: "Lembrem-se colegas de não puxarem sardinha para nenhum lado. Olha a ética!"...
Dá ´pra acreditar?
Abraço!
Tem coisa pior. Muitas assessorias vendem o serviço como uma alternativa mais barata à publicidade. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra, ou uma coisa pudesse substituir a outra. Em relação a mensuração de impacto de uma notícia na imprensa, a Máquina da Notícia tem um serviço de auditoria de imagem muito bem feito.
Postar um comentário
<< Home