quinta-feira, julho 28, 2005
terça-feira, julho 26, 2005
Desespero
Olá Roberta*, tudo bem? Tenho uma proposta para te fazer. Gostaria de convidá-la para um almoço ou café da manhã, o que preferir, para um encontro com um executivo da ABDP (Associação dos Babacas de Plantão)** para esclarecimentos sobre os problemas relacionados ao uso inadequado da alta taxa de babaquice***. Quando poderemos marcar? Você prefere almoço ou café da manhã.
* Trabalha comigo e é grande colaboradora do Pérolas.
** Alterei o nome.
*** Mudei o conteúdo para não indicar qual era a associação.
Só faltou o(a) assessor(a) escrever no final: "Pelo amor de Deus, diz que sim. Estamos prestes a perder essa conta".
Rapidinhas da semana
Na semana passada entrou no ar a nova sala de imprensa do Grupo Telefônica. Por meio dela é possível encontrar os últimos press releases, dados gerais das empresas do grupo e também solicitar informações adicionais por e-mail. Em breve, estarão disponíveis também fotografias e um dicionário/glossário de telecomunicações. O endereço é : www.telefonica.com.br/imprensa.
A FIR Capital, administradora de fundos de capital empreendedor (venture capital ou capital de risco), é a mais nova cliente da Singular Comunicação de Resultados. A empresa é a investidora que, ao lado de professores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, ajudou a estruturar e gerir a Akwan Information Technology; e finalmente negociar sua venda para o Google Inc., processo concluído ontem (20/07). Para mais informações, entre em contato com Melissa Sayon, Tatiane Dantas ou Vânia Gracio, no telefone 11 5055-7611 ou pelos e-mails msayon@singularcomunica.com.br e tdantas@singularcomunica.com.br.
ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação é responsável, desde 1º de julho, pela Assessoria de Comunicação do Grupo Leroy Merlin. O trabalho será desenvolvido em conjunto com Carla Ramos, Gerente de Comunicação do Grupo. Ivson Queiroz (ivson@ecco.inf.br), Silvania Dal Bosco (silvania@ecco.inf.br). O telefone para contato é (11) 5506.1144.
A VipComm é a nova assessoria de imprensa da Reebok Fitness Equipment, divisão de equipamentos de ginástica da Reebok. A partir de agora, a Reebok Fitness Equipment terá uma nova ferramenta para ajudar os jornalistas a encontrar informações sobre as novidades, produtos e eventos com rapidez e facilidade. Trata-se de uma sala de imprensa virtual hospedada no site da VipComm ( http://www.vipcomm.com.br/). Ricardo Ribeiro/Rodrigo Motta/Paulo Ferro - Contato: (11) 3868-1245
Ah, o Orkut
sábado, julho 23, 2005
Prêmio Unisys
Colaboração
Fui super mal atendido, ouvindo grosserias e ainda por cima, bem ao fundo, escutei a assessora gritando para sua estagiária que estava comigo no telefone: "nós não somos babás para ficar procurando informações", imagine só!!
Como se não bastasse, ela acrescentou meu e-mail em seu mailing e passou a me enviar dezenas de "releases" sobre o dia-a-dia do evento. Até aí tudo bem, mas quando ela me mandou este e-mail (abaixo)... não resisti e decidi encaminhar para você. Repare que ela não se deu nem ao trabalho de colocar os endereços de e-mail no campo "CCO". rssrsrsrsrsrs
Abraços e parabéns pelo blog.
Igor
----- Original Message -----
From: ImprensaExpoJoca2005
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Sent: Thursday, July 14, 2005 5:24 PM
Subject: teste
teste
É, meu caro Igor. A coisa não anda muito boa mesmo. Valeu pela visita e colaboração!
sexta-feira, julho 22, 2005
Com ET e tudo!
Oi, Jornalista (aqui deveria vir o nome do jornalista)!!!! Tudo bem?
Espero que sim... Tenho aqui uma sugestão de pauta interessante (todas elas, segundo as assessorias tem tuuuuudo a ver com a publicação). A PowerGum* está lançando dois garvadores de DVD: o DVR-2001* e o DVR-Odisséia no Espaço*. Ambos são para uso residencial e têm inúmeros recursos. Por exemplo, o DVR 2001 tem um HD interno de 80GB, o que possibilita armazenar muitos dados. Os dois também gravam em altas velocidades, sem prejudicar a qualidade e precisão da gravação porque possuem uma função chamada Dinâmica de Grupo*. Além dessas características existem várias outras que ajudam no entretenimento doméstico. Se precisarem de imagens dos produtos, por favor entre comigo. O produto se encaixa em seções de produtos inovadores na área de tecnologia, em seções de dicas para presentes et (minhaaa casa).
( ) comentários do autor deste blog;* Alterei os nomes.
Apenas uma palavrinha
ABA* (Associação Brasileira dos Aspones) defende alabetização digital como suporte para o projeto
*Alterei o nome
Primor
Independente da estação do ano, é superimportante cuidar bem da higiene íntima, pois só assim os microorganismos transmissores de doenças não vão poder se instalar. Por isso, é recomendável o uso de um sabonete íntimo adequado, que ajuda a previnir doenças, o conforto é maior nas relações sexuais, além do que, a correta higienização da genitália é fundamental para uma vida saudável.
Na mucosa das partes íntimas o pH está entre 3,8 e 4,2 , portanto, a acidez é mais elevada que no resto da pele do corpo. Este ambiente ácido favoresce a presença de determinados microorganismos (úteis ou comumente não nocivos neste local) e cria obstáculos diretamente ou indiretamente à instalação de outros organismos nocivos. E uma minuciosa e correta higiene íntima é indispensável.
Resíduos de secreção, que surgem mesmo sem atividade física, como apenas guiando o carro ou permanecendo sentada por muito tempo, provocam facilmente alcalinidade com consequente irritação da mucosa. Isto vale tanto para a mulher como para o homem, razão pela qual também o homem deve usar sabonetes íntimos.
quarta-feira, julho 20, 2005
Mais uma pérola do autor
"Pudusse ilustrar"? Vejam o que a falta de revisão e a correria diária fazem com esse blog. :) Gostei daqui. Voltarei mais vezes. Pudo? Digo, posso? :)
Boa meu amigo. O post é o do pintinho amarelinho!!! Sinta-se em casa e visite sempre que desejar :-)
segunda-feira, julho 18, 2005
O press-release morreu?
Não. Mas seu estado inspira cuidados e pede uma reflexão
Por Nara Franco
Ferramenta essencial no trabalho de assessoria de imprensa, o press-release é hoje alvo de intensas críticas. E as bombas lançadas, que atingem seu formato e eficácia, são apenas a ponta de uma discussão que envolve todo o processo de relacionamento de uma empresa e/ou uma marca com a mídia.
Recentemente participei de um curso de Comunicação Corporativa e percebi, até com certo espanto, que muitos professores (senão a maioria) passaram ao largo por temas como novas mídias (internet/intranet) e novos formatos de comunicação (blogs, podcasts, fotologs etc.).
Tanta desinformação me levou a concluir que, além da falta de um ensino universitário voltado para a área, assessoria de imprensa ainda é e somente é sinônimo de envio de press-releases, realização de entrevista coletiva ou promoção de eventos repletos de celebridades.
Voltando as atenções para a área de comunicação empresarial/corporativa, vejo o mesmo panorama, também pouco animador. Neste setor, a maior parte do trabalho ainda está ligada somente à produção de newsletters, house-organs e mural.
Quando a situação não parecia caminhar para o pior, li o boletim do americano Steve Rubel, autor do blog Micro Persuasion. Lá descobri um artigo da RP Sally Hodge cujo título logo me chamou a atenção: “The press release is dead, someone please tell the clients”, ou seja, “O press release está morto, alguém, por favor, avise aos clientes”. Os dois – Rubel e Hodge - vão ainda mais longe e afirmam de forma categórica que dentro de cinco anos os blogs serão o que são hoje os press-releases.
Tremi. Se a situação é esse nos States nós, brasileiros, ainda estamos na Idade Média. São poucas as empresas e assessorias que arriscam novos formatos, seja na web ou fora dela. Há até movimentos tímidos, mas poucos de relevância ou que mostrem uma tendência a longo/médio prazo. Ou seja, estamos engatinhando nas novidades.
Seria mesmo o fim do release? Estaríamos assim tão despreparados para o futuro? Ó céus!!!
Pois é. Parece final do seriado do “Batman”, mas, brincadeiras à parte, a discussão é séria. Diferente de Rubel e Hodge, que também não são unanimidade, a sentença de morte do press-release pede uma profunda reflexão sobre as novas possibilidades de transmissão e troca de informações criadas pelas novas tecnologias.
Hoje, a velha Intranet se transformou no Portal Corporativo. Informações de todos os gêneros estão à disposição nas Salas de Imprensa virtuais e newsletters vestem a pele do “bizblogs” ou “businessblogs”, uma nova forma de comunicação interna, que permite uma troca de informação entre funcionários de forma mais democrática, menos hierarquizada e burocrática. Isso sem falar nas rádioweb, TVwebs, podcasting, RSS, entre outros.
Portanto, está na hora de assessores e assessorias utilizarem a tecnologia para apresentar soluções, criar produtos, satisfazer clientes e, é claro, ganhar dinheiro, abrir o mercado, gerar emprego e assim sucessivamente. Não há nada mais desolador nos dias de hoje do que ver profissionais de comunicação reclamando do não comparecimento de coleguinhas em entrevistas coletivas, franzindo a testa com total surpresa ao ouvir a palavra intranet ou sugerindo apenas o release como material de trabalho na divulgação de um produto, evento, empresa, etc.
A velocidade da informação, a globalização e tantos outros conceitos que mudam a todo instante o nosso cotidiano, pedem novos formatos que complementem e incrementem a eficiência das antigas ferramentas. “As coisas estão mudando muito nesse campo de assessoria e relações públicas”, me disse Sally Hodge via e-mail, “E fico impressionada com a quantidade de mudanças que a Internet sozinha já conseguiu. É preciso manter o foco e achar os melhores meios de satisfazer os clientes e não necessariamente da mesma maneira que todo mundo faz”.
É preciso quebrar resistências, criar diferenciais e ficar atento às oportunidades. Buscar o que o público e suas segmentações demandam. A natureza do cliente define o tipo de mídia em que se deve investir. Como complementou Sally, “faça uma lista com seus alvos, mande um release para metade deles e para aqueles que necessitam de maior segmentação procure um novo tipo de abordagem”.
É óbvio, sabemos. Mas infalível.
sexta-feira, julho 15, 2005
Meu pintinho amarelinho
Realização
Com neurônios a mil por hora, a Turnaround* planejou e criou a ação de lançamento para o XPTO Business School – Marvel*, que objetiva capacitar profissionais e parceiros de TI. A Turnaround visualizou a grande oportunidade de realizar uma ação de relacionamento no evento anual que a Marvel realizou para seus parceiros, no início deste mês, em Bahamas.
*Alterei os nomes.
quarta-feira, julho 13, 2005
Dissionáriu do executivês
Prometo que termino a minha lista assim que passar o fechamento por aqui - modéstia à parte, arriscaria dizer até mais completa que essa da Exame. Aguardem!!!
Rapidinhas
1 - A AMCHAM Brasil (Câmara Americana de Comércio), em parceira com o Instituto de Estudos do Comércio de Negociações Internacionais (ICONE) e a Câmara Brasil–Alemanha (AHK), irá realizar a partir de setembro um curso exclusivo para jornalistas e assessores de imprensa. Trata-se do II Curso de Comércio e Negociações Internacionais. O curso será ministrado na sede da AMCHAM — rua da Paz, 1431, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. Vagas limitadas. Inscrições e informações através do site www.amcham.com.br/eventos.
2 - A Kaiser é o mais novo cliente da S2 Comunicação Integrada. A agência será responsável pelas ações de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas de todas as marcas da cervejaria e ainda da área corporativa. S2 Comunicação Integrada – www.s2.com.br. PABX: (11) 3457-0200 / Fax: (11) 3457-0222. Camila Chaibub – camilac@s2.com.br. Telefone: (11) 3457-0215.
3 - A Tandberg é o mais novo cliente da Pólo de Comunicação. Maria Emília Farto e equipe – memilia@polodecomunicacao.com.br. Pólo de Comunicação - (11) 5573-4749. www.polodecomunicacao.com.br.
O avesso do Pérolas
terça-feira, julho 12, 2005
Ah... os nomes
Sheila, boa tarde!
Na semana passada enviei um convite para a coletiva de lançamento da marca de queijos da Ricotinha*. Mas como suspendemos a coletiva estou te enviando o material por e-mail.
Comentários:
1 - Óbvio, a coletiva foi cancelada por falta de confirmações, apesar da assessora negar e usar a velha desculpa de que o principal executivo da companhia teve um compromisso urgente/precisou viajar/etc;
2 - O assunto/sugestão de pauta não tem absolutamente nada a ver com o perfil da publicação;
3 - O nome da jornalista para quem ela mandou é Roberta e não Sheila. Isso porque elas se falaram por telefone umas duas vezes antes do envio do material. Será que a assessora estava ouvindo "Os sobrinhos do Athaíde": Ai Sheila... amiga.
* Alterei o nome.
Sem perdão!
A implementação do software de ERP foi iniciada em fevereiro e deve terminar em outubro de 2005, preparando a empresa para o próximo passo – implementação do CRM. “Notamos que precisávamos alterar o alicerce tecnológico para sustentar o crescimento. Nosso prazo de entrega pederia ser sencivelmente reduzido, gerando aumento da satisfação de nossos clientes”, comenta Joaquim Patrício*, gerente de projetos da Mizifi*.
*Alterei os nomes.
O voador?
"Muitas companhias que investiram milhares de dólares em sistemas de gestão operacional anos atrás e estão em cheque-mate, sentindo necessidade de uma infra-estrutura tecnológica mais flexível às mudanças nos negócios, e acreditamos totalmente no fato de que somente a adesão à SOA será capaz de reduzir os altos custos de customizações complexas e praticamente permanentes, e que, sobretudo, não têm levado eficientemente aos resultados esperados", comenta Tiozão do Churrasco*.
Será que o executivo se refere aos cheques que andou passando no comércio? Aqueles iguais aos pássaros: voadores? Mata, mata o desgraçado do caloteiro que passa cheque sem ter dinheiro para cobrir!!!!
*Alterei o nome.
quinta-feira, julho 07, 2005
Mais uma de foto
Faça o meu trabalho - parte 2
Caro jornalista, segue release de entrevista exclusiva com ZéRuela de Queromais*, eleito Picareta* do Século e Diretor de Criação da Mercury*.
Na seqüência, vem a foto do figura, um pequeno perfil e o link para a entrevista no portal! Pode?
*Alterei os nomes
terça-feira, julho 05, 2005
Triagem
um abraço,
Lorena.
Título do release: Generator* ganha participação no mercado de dificuldade de ereção
Uai, vai ver o(a) assessor(a) pensou: e evangélico não fica broxa? Prezada Lorena, obrigado pela constante visita. Infelizmente, a cada dia isso acontece com mais freqüência. É aquela velha história: está com o release pronto e aprovado? Então manda para deus@ceu.com.br e diabo@inferno.com.br.
*Alterei o nome
segunda-feira, julho 04, 2005
Sem aprovação
Caros, favor DESCONSIDERAR o release enviado anteriormente com o título "Tchutchuca realiza festival de Piraporinha". O texto em questão foi transmitido erroneamente e, ao contrário do informado, o festival/promoção NÃO ESTÁ EM VIGÊNCIA.
Atenciosamente.
Assessoria de Imprensa e RP
Grupo Tchutchuca
O pior não é isso. Ok, pelo que vimos não havia uma aprovação formal, etc. O pior é alguém da assessoria ligar e pedir para retirar a nota do ar! Ãh, vocês erram e querem que eu prejudique os leitores? Nananinanão. No máximo uma nota dizendo que o tal festival foi cancelado.